Esboços



OS VERDADEIROS
CONQUISTADORES
Josué 14:6-14
- Nos transformar em verdadeiros conquistadores é a bênção que Deus tem para nós.
- De que adianta experimentar um milagre, mas seguir vivendo como um derrotado?
- O que o Senhor quer fazer em nós é mudar nossa atitude diante da vida, levando-nos a conquistar nossos ideais pela fé.
- A Bíblia está cheia de exemplos de conquistadores. Calebe é um deles. Este homem guardou uma promessa de Deus por quarenta e cinco anos e finalmente a conquistou.
- No dia em que o Senhor lhe prometeu o Monte Hebrom, Calebe concebeu um sonho. Mas, sonhos serão apenas ilusões, se não tivermos o caráter de vencedores.
Vamos ver as marcas que fazem de um homem um conquistador em Deus:
1 - Ele guarda as promessas de Deus para sua vida
– Calebe não tinha apenas sonhos humanos, mas buscou projetar sua vida de acordo com a Palavra de Deus.
- Uma vez que o Senhor lhe fez promessas, ele creu e não abriu mão delas. Por quarenta e cinco anos ele insistiu em crer e foi pela sua perseverança que Deus o abençoou.
- Veja as promessas que Deus fez a Calebe em Números 14:18-24.
2 - Ele não dá ouvidos às vozes da incredulidade – vs. 8
– Se há um inimigo das nossas conquistas, esse inimigo é a incredulidade.
- Muitos tentarão nos convencer que o caminho da fé não nos levará a nada.
- Calebe foi um dos poucos em sua geração que creu no que Deus dizia. Ele não se amoldou aos incrédulos!
- Essa é uma marca dos conquistadores de sonhos. A palavra que Deus nos dá deve ter mais valor para nós do que as palavras daqueles que são negativos ou pessimistas, só porque não são capazes.
3 - Ele reconhece o favor de Deus, mesmo quando ainda não tem tudo o que busca – vs. 10
– Você seria capaz de esperar quarenta e cinco anos por uma benção e ainda assim ter um coração agradecido?

- Pois Calebe reconhecia que a benção do Senhor o mantivera vivo e com vigor! A gratidão é um segredo espiritual.
- Aquele que não vê a mão de Deus na dificuldade desanima e não consegue perseverar.
- Em 1 Pedro 5:6,7 existem dois bons conselhos que podem nos ajudar a continuar esperando pela bênção.
4 - Ele tem disposição de lutar pelos seus sonhos – vs. 11
– O monte que Calebe queria estava cheio de inimigos, mas ele estava disposto a lutar contra eles.
- Muitas vezes pensamos que a fé nos livra das lutas e nos entrega a benção “de mão beijada”, mas na verdade temos que pelejar pelo que almejamos, pois a fé não é um sentimento, mas uma atitude. Tiago 1:22-25.
5 - Ele reivindica as promessas, confiando no poder de Deus – vs. 12
– Um conquistador de sonhos pede objetivamente o que quer.
- Ele não espera passivamente que as coisas aconteçam, mas ora e insiste com Deus, confiando não na sua própria força, mas no poder do Altíssimo.
- Precisamos ter coragem para pedir.
- 1 João 5:14-15 nos incentiva a pedir.
Conclusão:
Para conquistar algo é preciso: tomar uma decisão de que queremos ter e estamos dispostos a lutar para conseguir.

_____________________________________

O QUE DEUS
QUER NOS RESTITUIR
1) Tempo.
- Joel 2:25 Restituir-vos-ei os anos (tempo) que foram consumidos...
- Quantos de nós quando convertemos dizemos: porque não nos convertemos antes? Perdemos tanto tempo!
- Alguns até se convertem cedo, mas não se atiram de cabeça nos projetos de Deus e esta reserva os faz perder tempo, outros ainda, não souberam operacionalizar uma vida de vitória em Deus.
- Desta maneira ficamos parados no tempo em relação aos projetos de Deus, tanto pessoalmente como toda a igreja do Senhor tem passado por este problema de roubo de tempo.
- Por 1200 anos a igreja tem perdido tempo, começou a recuperar o tempo em 1500, intensificou no último século e agora nestes dias Deus quer restituir às pessoas e a igreja do tempo perdido liberando do seu poder como nunca aconteceu na terra, na restituição de Deus tudo aquilo que não foi feito será feito em menos tempo, por que o retrocesso que o diabo trouxe para o Corpo de Cristo se tornará o maior impulso que o corpo de Cristo terá, isto quer dizer que o que era feito em 10 anos agora demorará 1 ano, porque os recursos serão melhores, a unção será maior e é chegado o tempo do juízo do inimigo de Deus.
- Não podemos projetar nosso futuro baseado no nosso passado porque no passado fomos roubados e as coisas não renderam, mas no nosso futuro contaremos com a restituição de Deus desde agora.
2) Qualidade de vida.
- Deus quer restituir a saúde física, emocional e espiritual, o evangelho completo, pleno deve fazer parte de nossas vidas.
- Tiago 5: 14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. 15 E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
- Prosperidade. Nestes tempos devemos desassociar humildade com pobreza, e verdadeiro serviço a Deus com voto de pobreza, Deus não tem intenção de que alguém se converta a Ele e se isole, mas sim quer ganhar cidades inteiras, 3João 1:2 Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.
- 2 Crônicas 26:5 Propôs-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era sábio nas visões de Deus; nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar.
- 2 Crônicas 20:20 Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.
- Alegria, Salmos 51:12, Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.
- Salmos 16:11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.
O melhor desta terra.
- Isaías 1:19 Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.
Vida abundante, Jo 10:10b, eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Até mesmo os cristãos têm sido impedidos de desfrutar uma vida plena, grande parte dos cristãos se não tem um problema tem outro, se desfrutam de benefícios em alguma área em outra tem sido roubado, é tempo de termos restituída a vida plena que Jesus nos prometeu.
3) Fé.
- Isaías 53:1 Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR?
- A falta de fé tem prendido as pessoas e a igreja, roubando sua esperança e as têm mantido em um presente onde apenas sobrevivem.
- Atos 5:15 a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles, este era o nível de fé que movia a igreja de atos dos os apóstolos e deve ser este ou um nível ainda maior de fé no nosso tempo, na restituição de Deus é ativada na igreja uma fé que desatará milagres, não somente pela fé dos que recebem, mas sim pela fé daqueles que dão e a medida da fé aumentará para entrar em um tempo de milagres.
4) Nosso lugar por natureza.
- Adão foi colocado na terra com a missão de dominar e governá-la, todavia este domínio foi usurpado, roubado por satanás através do pecado que ele vendeu para Eva, em Cristo, Deus restituiu esta autoridade, mas poucos a usam, Efésios 2:6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.
- Estar assentado com Cristo significa estar exercendo autoridade em nome de Jesus.

- No tempo da restituição, Deus devolve à nós, a sua Igreja, a natureza sobrenatural, isso quer dizer que será natural o sobrenatural para nós e o mundo que busca o sobrenatural o encontrará na Igreja.
5) Líderes com coração de Deus
- Isaías 1:26 Restituir-te-ei os teus juízes, como eram antigamente, os teus conselheiros, como no princípio; depois, te chamarão cidade de justiça, cidade fiel.
- Jeremias 3:15 Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência.
Estes líderes e pastores que Deus esta levantando trarão revelação de Deus, pois a falta de entendimento parou, ou tornou muito lento o estabelecimento do Reino de Deus, além disto prendeu em fortalezas e argumentos contrários a Deus, por isso na restituição o Senhor trará uma revelação maior, isso fará dela uma Igreja DETERMINADA, a semelhança da igreja primitiva, então se cumprirá a profecia que diz: Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar, Habacuque 2:14.
- Deus vai restituir liderança de sucesso para nós, aquilo que não alcançamos como líderes até agora, alcançaremos rapidamente pela restituição de Deus.
- Deus vai restituir líderes segundo seu coração para a igreja, pois muito tempo a igreja tem sido dirigida por motivações escusas nos corações de seus líderes a ponto de Deus dizer que “são pastores que se apascentam a si mesmos”, Ezequiel 34:2 e Judas 1:12.
- Deus vai restituir líderes aos verdadeiros pastores para que forme uma equipe campeã e estabeleça o Reino de Deus.
- Deus vai restituir líderes segundo seu coração para as cidades e nações para abençoar estes territórios e reverter todo o mal que satanás tem feito nestes lugares.


_________________________________________

DA MALDIÇÃO À BÊNÇÃO:
A UNÇÃO DO GADITA
“Dos gaditas se passaram para Davi, ao lugar forte no deserto, homens valentes adestrados para a guerra, que sabiam manejar escudo e lança; seus rostos eram como rostos de leões, e eles eram tão ligeiros como corças sobre os montes. Ezer era o chefe, Obadias o segundo, Eliabe o terceiro, Mismana o quarto, Jeremias o quinto, Atai o sexto, Eliel o sétimo, Joanã o oitavo, Elzabade o nono, Jeremias o décimo, Macbanai o undécimo. Estes, dos filhos de Gade, foram os chefes do exército; o menor valia por cem, e o maior por mil” (I Cr 12:8-14).
Introdução:
Gade nasce debaixo do discurso da maldição que visita até cinco gerações – a idolatria.
1ª Maldição
-Gade foi o sétimo filho de Jacó. “Zilpa, serva de Lia, deu a Jacó um filho. Disse Lia: Afortunada! E lhe chamou Gade” ( Gênesis 30: 10-11).
- A princípio, pela idolatria de Zilpa, o filho da serva de Lia recebia um nome em louvor a deusa cananita para a prosperidade (“a deusa da fortuna” - Is. 65:11) .
- Gades, assim, quer dizer: boa fortuna (bem afortunado), e gadita quer dizer próspero aquele que tem o dom da fortuna.
- Esse filho de número 7 de Jacó, teve também 7 filhos (Gn.46:16), que governaram 7 clãs.
2ª Maldição
- Jacó ainda pronunciou outra maldição, de que ele seria perseguido por tropas de guerrilheiros, mas também disse, que por fim ele os perseguiria (Gn.49:19).
- O 1°Antídoto profético
- Essa maldição foi cancelada na bênção de Moisés: “E de Gade disse: Bendito aquele que faz dilatar a Gade; habita como a leoa, e despedaça o braço e alto da cabeça. E se proveu da primeira parte, porquanto ali estava escondida a porção do legislador; pelo que veio com os chefes do povo, executou a justiça do Senhor e os seus juízos para com Israel” (Dt. 33:20-21).
- A tribo que descende de Gade toma posse de um território e ele é dividido em 7 clãs, pois cada um de seus filhos se tornou príncipe de um território (Nm. 26:15-18).
- Tinha no comando de sua tribo Eliasafe, comandante e representante. Apesar de ter suprido espias para Canaã, declinou à herança recebendo juntamente com Rubem e a meia tribo de Manasses, o território da Cisjordânia. Ali, conquistaram cidades e as reedificaram (Nm.32:34-38).

3ª Maldição
- Vemos no capítulo 22:1-8 do livro de Josué, que o propósito do coração de Gade, Rubem e Manassés era o de ajudar aos seus irmãos. Mas, quando lemos do versículo 9 ao 34, vemos que um incidente trouxe feridas de acusações de infidelidade e divisão entre eles.
- Uma atitude mal interpretada pode trazer o desconforto de uma divisão, respaldadas por textos, onde as experiências bíblicas tornam-se argumento de acusação.
- Apesar de Finéias, filho do sacerdote ter assegurado que o Senhor estava com eles, que o seu altar era um modelo de fidelidade e não de divisão, essas tribos ficariam distante dos assuntos de Israel e Judá, tornando-se até mesmo em território de refúgio nos dias que Saul perseguia a Davi (I Sm.13:7).
- Nesse tempo, gaditas e outros se somaram ao fugitivo Davi e lhe deram suporte até que ele se tornasse o primeiro rei e líder da única dinastia que governou sobre as 12 tribos e com 12 príncipes (I Cr. 12:1,8-15, 37,38).
O 2°Antídoto profético
- Quando chegamos à altura do texto do primeiro livro de Crônicas, percebemos o que a unção gadita fez com seu povo e com o fugitivo Davi:
● Gades se uniu a Davi quando ele era um fugitivo na terra, e ficou com ele até que se tornasse no rei mais importante e poderoso de seus dias;
● Gades deu refúgio a Davi e aos seus também perseguidos “candidatos” a valentes;
● Gades se uniu a Davi no deserto, e transformou com sua fidelidade e bravura, a caverna da vergonha e da dívida, na “fortaleza do deserto” .
● Os bravos de Gades estavam dispostos a darem suas vidas , por amor a Davi (a água do poço da entrada de Belém);
● Os gaditas tornaram-se administradores de todos os negócios do rei e da casa do Senhor: I Cr.26:32 “Seus irmãos, homens valentes, dois mil e setecentos, chefes das famílias; e o rei Davi os constituiu sobre os rubenitas, os gaditas e a meia tribo dos manassitas, para todos os negócios de Deus e para todos os negócios do rei”.
- Uma unção de empresariado empreendedor, que é um referencial para os negócios de Deus e os negócios temporais.
- Vemos que, ainda que Gades tenha recebido o seu nome por uma motivação equivocada de sua mãe, a serva da esposa não desejada, Deus converte a vergonha em dupla honra, a proposta do caos na realidade profética redentiva.
● A unção do Gadita é a unção para a conquista e restauração de territórios. Territórios amaldiçoados pela idolatria tornar-se-ão o epicentro de avivamentos!
● A unção do Gadita vem com o escudo da fé e a ponta de lança profética, que fará conquistar primeiro.
● A unção do Gadita lhe dá rosto de leão no momento da peleja.
● A unção do Gadita lhe dá pés de corça no momento do livramento. Em En-Gedi, Davi recebeu essa unção quando era perseguido pelos exércitos de Saul, e saltou sobre as pedras e aquele lugar passou a se chamar “rocha de livramento” .
● A unção do Gadita que maximiza a conquista faz com que o menor tenha o valor de 100 valentes e o maior valha por mil. Conquistadores de centenas e de milhares! “O menor virá a ser mil, e o mínimo uma nação forte” (Is 60:22).
● A unção do Gadita é uma unção administrativa e de prosperidade.
● A unção do Gadita adestra e equipa um verdadeiro exército de valentes.
Conclusão:
- Oficialmente não consegui provar uma ligação entre o povo de Gadara e os Gaditas, a não ser que este fora um território ocupado pela tribo de Gades (Josué 13:24-28).
- Era agora, uma das cidades da grande Decápolis a 10km a sudeste do mar da Galiléia. Bem, desse pequeno distrito surgiria uma figura pouco observada no que diz respeito, a maldição que é convertida em bênção.
- Conhecido como “ O endemoniado de Gadara ”, ou ainda “endemoniados gadarenos” como afirma Mateus 8:28 . Dando a entender que era um mal coletivo e não particular.
- Jesus liberta aquele homem de cadeias e algemas que os demônios nunca o permitiram se ver livre. E depois, resiste ao seu apelo para que o seguisse e manda que ele volte a sua casa e parentela, e lhes ministrasse a experiência que havia recebido (Mt.8:28; Mc.5:1; Lc.8:26).
- Vejo aqui a Unção do Gadita sendo liberada por Jesus Assim como Davi foi um instrumento para que os Gaditas finalmente tomassem parte da herança em Canaã e de seu reino, Jesus quer que você e eu sejamos hoje livres de toda cadeia e algema de maldição.
- Ele nos diz: Vocês são prósperos! Não porque Mamom diz, mas porque eu disse! E mais do que isso, quer que nossa casa passe por toda essa experiência!
- Hoje, Deus precipitará no abismo do mar, toda imundícia (porcos em Israel eram sinal de maldição) que nos separa de nossa herança.
- A unção do gadita será liberada sobre você, convertendo toda fortaleza de dívida e perseguição, em uma fortaleza intransponível.
- Com os gaditas, Davi conquistaria a fortaleza dos Jebuseus, edificaria um altar na antiga eira de Araúna, e selaria, assim, a sua prosperidade (II Sm 24:10-25).

- Ali, depois de advertido por um profeta Gadita, Davi converte a maldição em bênção, não permitindo que a avareza lhe impedisse de pagar um alto preço, por sua oferta no altar do Senhor.
- A unção do Gadita arrancará de nosso coração todo sentimento de autocomiseração, de necessidade, todo espírito de ‘vitimismo' e nos dirá que somos prósperos. Por isso, ofereceremos do fruto da nossa prosperidade e conquista ao Senhor.




0 comentários:

Postar um comentário